segunda-feira, julho 31, 2006

Backwaters

11/07
Saimos, depois do cafe, para o escritorio de turismo de Kerala... recomendado pelo Lonely Planet( hare hare ). DTPC era o nome do dito cujo lugar..onde nos enrolaram ate dizer chega, falando que nao estava disponivel, nivel de agua muito alto, barco no minimo pra dez pessoas... Ih... pra quem jah caiu no conto do rickshaw, o conto do backwaters, meu filho, vai passar pra outras!!!! Saimos dali super desapontadas, afinal na bus stand de Panaji, em Goa, a secretaria da agencia de turismo de Kerala havia nos dito que com moncoes ou sem moncoes o backwaters saia sim... pra quantas pessoas fossem!!!
Taaaah neeeh.. afinal, qual dos dois estava nos enrolando?!

E entao, andando mais um pouquinho pela rua, dei de cara com o canal.... E lah estavam.....
Apontei pros barcos e disse pra minha irma " SAO ESSES!!!! EH AQUI!" Mas estavam todos parados e realmente pareciam que nao estavam fazendo backwaters pra ninguem naquela epoca!!!
Bom, pra quem nao sabe e pq eu tb nao expliquei : BACKWATERS. Funciona assim.. um barco single ou double, com quartos, cozinha, banheiros e living. Pode-se fazer a travessia de 6, 12 ou 24 horas dentro dele, indo para as outras cidades ao sul de Kerala ou ficar ali mesmo, no lago em Allepey. Podem ser "normais" ou de 2 andares. Pode ter tv ou a/c, ou dvd... hehehe Depende da verba da pessoa hehehe O caso eh que eles sao feitos de vime, palha e alguma coisa que vem do coco ( nao a agua, neh pessoal! ) hehe Tipo a fibra da casca... E imaginavelmente : eles sao mtooo lindos!!
Enfim.... naquela troca de olhares ( eu e o barco, o barco e eu ), minha irma me cutuca e diz "Vem logo...!" pq naquele instante vinha uns tiozinhos. Aqueles que a gente jah tava cansada de dizer NO NO NO sempre... pq nao dah pra parar em lugar nenhum que todos os indianos se mostram super prestativos e querem te ajudar. O fato eh que um deles, veio segurando a fraldinha dele ( no sul, vimos as vestimentas mudarem MUITO. Tanto feminina quanto masculina... a roupa "subiu" legal. Ja era permitido mostrar as canelinhas por ae e ninguem ficava olhando mto!! E os homens usavam uma fraldinha mto engracada. Um pano, comprido ateh os tornozelos e preso na frente, no quadril, e quando era mto calor ou... sei lah...quando eles queriam.. pegavam as pontas e colocavam presas tb no quadril. E ficam tipo de saiote. E aquilo caia, escorregando de 2 em 2 minutos.... mas parecia ser tao confortavel!! ). E minha irma me puxando... Decidi dar trela pro cara..a final nosso intuito em Kerala era os backwaters e eles estavam ali! Por que diabos nao ia dar pra fazer??!

O cara parou, foi super simpatico, nos levou ao escritorio, mostrou fotos, nos deu os precos e mais : nos levou pra conhecer os 4 barcos dele! Um por um, fomos nos apaixonando pela nossa "proxima casa" pelas 24horas seguintes e combinamos com ele que voltariamos a tarde, com a Mari e a Tia Carmem para mostrar os barcos de novo. 2 quartos, 2 banheiros, 3 refeicoes, 22 horas de viagem...7000 rupias!! Bagateeela! Acho que era o preco normal da off season.. ( Alguem que jah tenha ido na temporada "boa", me conta depois como foi o preco! Pq fiquei super curiosa!! ) E entao as Bussacos chegaram no nosso hotel as 13 e por meia hora ficamos ali, contando as news ... e ouvindo as delas. Gente.. que coisa estranha!! O abraco de chegada, ver elas ali de novo... Nossa... mto bom! :)
Mostramos os barcos pra elas, com o nosso amiguinho lah e catamos um lugar para almocar. A saida ali do canal ficou marcada pras 16:30 e eram quase 15 e nada de um restaurante bom! Fomos parar em um hotel que jah tinha acabado com o horario de almoco e soh tava servindo pizza. Escolhi a mais simples e a mais normalzinha.. todo mundo jah com pressa pra voltar pro hotel, pegar os mochiloes, ir ateho barco ...
A pizza MARGUERITA ( receita tradicional : queijo, tomate, oregano ) veio com todos os legumes que eu jah vi na vida... MENOS QUEIJO, TOMATE E OREGANO. Um molho vermelho nojento, apimentado... aquela pizza parecia aquelas "super jantas" feitas com o que sobrou na geladeira no findi. Meu Jesus...

Voltamos pro hotel, enfiamos tudo de qualquer jeito na mochila pq estavamos SUPER atrasadas. Tive que ligar pra companhia aerea Jet Airways e quem me atendeu...claro...foi um indiano! Ai gente...que tortura! Indiano falando ingles no telefone... Ninguem merece! Fiquei ali, reconfirmando nosso voo por uns 15 minutos, sendo que o que faltava mesmo confirmar era nossos nomes e eu soletrei eles por 20 vezes. O fato eh que em portugues tu comeca... T de tartaruga, H de hotel, A de amor... EM INGLES, suando de tanto calor e nervosismo, atrasada e aquela pizza fermentando no meu estomago... Eu juro... eu demorei!!! E na hora do sobrenome?! Eu nao lembrava nada em ingles que comecasse com P e meu deus...q q eu falo, meu deus..! Me veio PATO na hora... mas em ingles nao tem uma letra que combine com o portugues! MERDA DE RESERVA POR TELEFONEEEEE! Eu jah riscava meu caderninho escrevendo pra mim mesma meu sobrenome 15 vezes por segundo.. ja estava achando que nao era mais eu e meu sobrenome jah nao era mais meu... E entao minha irma apareceu do meu lado... bem no P... e eu "q q eu falo com P? P? q q tem em ingles com P?" e ela... "fala PANI!" e eu "NAAO...EM INGLES!" Mas pera... PANI eh em hindi..e ele eh indiano! FECHOU TODAS!!! " P... from PANI!" e o cara " From WHAT?!" e eu " PANI...WATER...!! PANI, PANI...P A N I..." acho que o cara pensou " Credo... se achou no hindi neh!" Tudo bem...o fato eh que eu parei de ficar apavorada com a merda do P e o resto foi tranquilo! Detalhe ...era Caroline e Thayse Dal Ponte... Facinho, neh?! hehehe

Fomos pro barco e chegamos um pouquinho atrasadas. Com o pagamento ali em maos, a tripulacao foi comprar nossa comida e nao lembro como surgiu o assunto, o fato eh que eles acabaram indo comprar ateh cerveja pra nos! hehehe 4 garrafinhas Kingfisher ( beca! ) de 1L cada praquelas 22 horas no barco!

A janta indiana foi mto boa. Ateh minha irma se rendeu aos prazeres do chapati ( hahaha exagerei, neh pessoal?! ) As 20:00 o barco ancorou perto de uma vilazinha e por ali ficamos. A janta veio, numa "meia luz" que achavamos que era proposital, pra nao vermos mto a comida e nao reclamar, caso ALGUMA COISA estivesse estranha! Conversamos ateh tardee fomos dormir. A chuvinha, que teimava em cair desde a saida em Allepey embalou o sono no barco.

Nenhum comentário: