sexta-feira, julho 21, 2006

Goa - Parte III - Old Goa

No domingo, dia 9 fizemos o check - out no hotel e deixamos nossas mochilas nos lockers. Fomos para Old Goa, 30 minutos de Panjin, de bus.
É a mesma coisa do hinduismo, mas as estátuas de Ganesha e Lord Shiva agora foram substituídas por " Marias e Jesuses " na cruz, com colares de flores amarelas e pétalas rosas...
Goa foi colonizada por portugueses, diferentemente do restante da Índia; colonizada pelos britânicos. As igrejas são lindas...como em Ouro Preto, Minas Gerais.

Entramos na Catedral da Sé e o barulho dos sinos e preces hindus nos templos foi substituido pelos sinais da cruz e o estalar dos bancos de madeira no interior do prédio. Já do lado de fora daquele "complexo cristão", escolhendo no Lonely ( hare hare ) a próxima igreja a ser visitada vimos, de longe, alguns brancos se aproximando. Vindo direto pro monumento na frente do banco em que estávamos sentadas, que mostrava um canhão e os montinhos de balas ao lado. E então a população de brancos aumentou gradativamente... e eles vinham vinham...e eram só homens.!! Seria preconceito de minha parte afirmar que eram gays.. Mas eram! Daquela típica cena que tu TEM CERTEZA que se trata de uma EXCURSÃO DE GAYS SOLTEIROS. E então eu comentei com a minha irmã : " Quer ver que eles vão subir no canhão, sentando com uma perna de cada lado, naquelas fotos patéticas em que o monumento fica parecendo BEM DE LONGE o "amiguinho" deles?!" E depois de dois segundos a timidez do amigo que estava "montado no canhão" de lado caiu por terra e ele botou uma perna de cada lado e tirou uma foto do tipo "hey, olha o tamanho do meu órgão!" Eu quis bater com a minha cabeça no cordão da calçada....no mínimo umas 20 vezes ( por segundo! )
Aquela bermudinha cáqui, tenizinho com a meinha aparecendo, camisetinha "mamãe você não vai ter netos", máquina no pescoço e bigodinho me atestavam : Sou gay. Foi tenso...

Entramos na Basílica de Bom Jesus e vimos o corpo de São Francisco de Assis, falecido na China e depois de dois meses de viagem de navio para Goa não iniciou o estado de decomposição. E esse foi o milagre do corpo. Um dos braços foi doado pros cristãos da China e Roma e outra parte do ombro pra alguns outros cristãos de outra parte do mundo. Mas o corpo do cara : TÁ LÁ! E nós vimos! E isso que no altar dizia na plaquinha " Relíquias de São Francisco de Assis ---> " Eu achando que era o fio de cabelo... cheguei lá, aquele corpo putrefado. Aterrorizante.... como as fotinhos que estão na lojinha na saída, focadas naquela mão que parece um brinquedo de borracha ou o rosto tão deformado que parece que pegou fogo e foi apagado com uma pedra!
Ai, desculpem...mas eh isso ae mesmo. Péssimo!
Em Assis, Itália, tem uma igreja onde a relíquia de São Francisco de Assis é mantida sob vigilância total, sem máquinas, sem flash, meia-luz e puro silêncio. E é só a língua!!! Numa caixinha de prata.. onde nem dá para ver direito e parece que é pura lorota!
Bom, ali em Goa a coisa é diferente! Mesmo com as placas de NO PHOTO e SILENCE PLEASE espalhadas por tudo, a excursão de indianos que chegou quando estávamos lá, sentadinhas só "curtindo a vibe" da Igreja foi apavorante! TODOS arrastando os pés e aqueles chinelos nojentos pela igreja, puxando as máquinas desde a entrada, procurando o melhor ângulo pra espocar aquele flash maligno sobre as pinturas, estátuas e a tal famosa caixa de prata, antigamente incrustada de pedras preciosas e que hoje abrigava o (urghs) corpo do santo. De 10 em 10 anos a caixa ( mantida numa altura razoavelmente..hm....alta ) é abaixada pros fiéis poderem ver. A última vez que isso ocorreu foi em 2004 - 2005.

De Old Goa voltamos para Panjin e fomos para Margao de bus, uns 40 mins. De lá, um rickshaw pra train station e esperamos das 18:20 ás 22:00 pelo trem que saia de Delhi, parava em Margao e seguia para Cocchin - Kerala. Entramos no trem, sem lugar marcado e fomos pro vagão A/C. Tivemos que pagar a diferença (pq nosso ticket era o geral e estávamos num dos melhores vagões do trem ) . E olha que essa diferença, bom, dá para dizer que foi beeem sentida na viagem... Foi uma diferençazona! Passamos a noite no trem, sem ver a final da Copa do Mundo. Espantando baratinhas voadoras de nossos braços durante a noite, no escuro, pensando "hm... não posso mais dormir de boca aberta!"

Anônimo disse...

OiEeE thay!!to aki comentandu pra provar q eu leio o blog eheh e as vezes ão coemnto :D to mt felix q vc voltou... credoq nojo dessas baratinhas ahahaha e me esqueçi de te pedir vc vai ter q me contar pessoalmente pra mim ver tua caritcha ahahaha pra me esplicar essas historias de gente morta q tu ja voiu ai na india creeedo q horror :D bjuss