segunda-feira, julho 31, 2006

Backwaters II

12/07
O barco ligou o motor as 7:30 da manha. Ainda chovia...
Nosso cafe no barco foi servido as 9:30. Ainda timido, o dia foi abrindo.

Almocamos peixinho frito e hoje pudemos ver o que jantamos ontem..pq foi a mesma coisa heheheh Comecou a chover de novo...
Queriamos mto parar e descer do barco, nas vilas, para ver as pessoas e o artesanato com cocos feito por ali. Tinhamos visto em outras fotos dos trainees aquelas pessoas super humildes nas vilas e queriamos tambem!
O fato eh que chovia mto... Mas o pior nao era isso, afinal, todo mundo tinha capa de chuva e se molhar nao derretia. O problema eh que ninguem do barco falava ingles! heheheh Como pedir para parar, pra ver as pessoas, pra conhecer as vilas?! Ai Jesus.... foi dificil! Enfim eles pararam num lugar nada a ver e todo mundo olhando aquela gente fresca ( nos! ) descendo do barco de capa de chuva no meio do nada pra olhar coisa alguma. Afinal, tava chovendo e nao tinha ninguem na beira do rio trabalhando com cocos como nos flyers e panfletos e fotos de agencias com aquele sol brilhante atras e distribuindo sorrisos! Droga de moncoes!
Desistimos de estar ali na chuva e voltamos pro barco de novo. Mas sentimos uma movimentacao maior mais pra frente, numa outra vila e por meio de gestos e varios "stop, stop here" nao entendidos, eles pararam de novo. E claro...ainda chovia!! Drogaaa de moncooooes!
Mas jah tinha parado um pouco...ateeee!
Nesse lugar, vimos um condominio.. varias casinhas enfileiradas e uma placa, avisando que aquilo era obra do governo, para as vitimas do Tsunami. Kerala foi bastante atingida, mas soh me dei conta quando parei lah na frente..e li a placa. Puts... pra quem soh via na televisao, ver ao vivo eh meio barra pesada! As 14 ainda terminavamos o almoco quando chegamos na cidade de destino... empurramos a comida goela abaixo, terminamos de arrumar os mochiloes e descemos do barco. Aquela chuva torrencial, aquele mochilao de 15 kg nas costas e descer do barco ainda.. tenso!!!
Paramos no meio do nada, catamos um onibus e perguntamos pra 12 mil pessoas onde se pegava um onibus pra Varkala! Tava dificil a comunicacao ( como sempre!!! ) e demoramos mto tempo pra entender ( ou pra eles entenderem?! ) que nao tinha onibus direto pra Varkala. Era primeiro um pra Allambalam ( hein!? ) e depois outro pra nao sei aonde e outro ateh Varkala! Ui... O primeiro bus pagamos soh 3 rupias cada, o outro, nem me lembro mais... mas o terceiro, ficamos de pe o trajeto todo..mais de uma hora com as mochilas nas costas e na hora de cobrar....Foi aqueeela funcao! O cara me disse que eram 30 rupias! Pensei que ele soh pudia querer me passar a perna.. afinal...ELES NUUUNCA FAZEM ISSO! Perguntei entao quantos quilometros eram para se chegar em Varkala. E obvio...o cara nao me entendeu. E perguntei de novo, e de novo e de novo..e ele soh falava 30 rupias, 30 rupias, 30 rupias... SIM PESSOA, EU JA ENTENDI!
E entao armou o circo. Um "indiota" se levantou do banco e comecou a discutir, dizendo que se eu nao quisesse pagar, eu nao deveria estar no onibus, que eu pudia ser expulsa dali e que era falta de respeito isso que eu tava fazendo. Por Deus.. eu quis pegar a minha mochilinha de 15 kilos e enfiar ela toda na boca dele ( com saco de dormir e tudo! ). Afinal...eu so perguntei quantos raios de quilometros eram pq eu nao aguentava mais aquele onibus dos infernos! E o cara ali.. batendo boca. Puxei uma nota de 100 rupias! Afinal...ele insinuou que eu nao tinha dinheiro pra pagar e tava querendo dar o calote. Enfiei aquela nota na cara do cobrador e quase terminei com um FUCK OFF. Ninguem ia me tirar do onibus ....pq eu tava la atras, a ultima pessoa, DE PE, entalada no ultimo banco com a minha mochila gigantesca. E ateh chegar em mim.... heheheh Ainda tinha a Mari e a minha irma! Entao, filhinho...vai com calma! Eu desco quando quiser!
Entre todos esses onibus nos demos conta que nosso dia tinha passado voando e voando estariamos nos, amanha de manha cedo de Trivandrum pra Delhi e ainda estavamos em Varkala. Ou melhor...recem chegadas em Varkala. O combinado era passar aquela noite com as Bussacos num hotel e seguir viagem de manha cedo. Mas nos preocupamos um pouco e nao tinha necessidade de pagar um hotel quando poderiamos jah pegar um trem. Paramos tao perto da train station que fomos conferir a hora do proximo trem pra Trivandrum. Eram 17:20 e o trem chegava as 18. Entao compramos as passagens e voltamos pra frente de um hotel, onde tinhamos deixado nossas mochilas e a Tia Carmem e a Mari esperando. De novo, pela segunda vez na India, nos despedimos... E dessa vez nao choramos!!! E sabiamos que nao nos veriamos mais!
Esperamos o trem chegar.. estavamos exaustas ateh dizer chega, sujas, molhadas e segurando a mochila. Por sorte o vagao que parou exatamente na nossa frente nao tinha fila alguma pra entrar, na porta e logo me dei conta que era o vagao LADIES ONLY. Todos os bancos de 3 lugares, virados pro mesmo lado. Os ventiladores no teto e muuuitas mulheres. Sentadas em 4 ou 5 nos bancos, ou de pe, ou no chao! Entramos com o mochilao e o vagao inteiro se virou pra ver as branquelas. Umas tentaram ser simpaticas, oferendo um lugar acima das cabecas pra colocar a bagagem. Mas como vimos que a lei de Murphy poderia ir contra nos, nao colocamos as mochilas ali...afinal, cabia mal e mal uma necessaire ..aquelas de maquiagem que se leva na bolsa e elas indicando esse mesmo lugar pra colocarmos aquelas mochilas gigantescas! Agradecemos milhoes de vezes.. ( pq elas tb falaram milhoes de vezes, como se fossemos lesas a ponto de nao entender o que elas nos diziam! ) e ficamos ali com elas, de pe, perto dos banheiros... por 45 minutos! Aquela cena parecia estranha... era soh um vagao de um trem com mulheres. Mas os ventiladores pretos no teto, aquele silencio e aquele dia meio cinza me parecia uma camara de gas, pronta pra exterminar aquelas mulheres... e se fosse, nos iamos junto! Cruzes!!! Calma.. era soh um trem pra Trivandrum! Chegamos lah e pegamos um rickshaw pre paid pro YWCA . Como jah tinhamos ficado 2x no YWCA de Delhi, pensamos que nao seria preciso correr mto pela cidade catando hotel! Vamos direto pra lah..... Ai boca santa!!! Minha irma subiu os 4 andares pra ver os quartos enquanto eu fiquei lah fora, no rickshaw esperando ela, com as mochilas. Ela desceu uns 15 minutos depois. Aquela cara de trsiteza nao me enganava. O hotel era uma bosta!
Abrimos o Lonely ( hare hare ) novamente e fomos pra outro hotel. Pessimo. Abrimos de novo. Fomos pra outro hotel. Tenso. De novo.... E eu fui lah.. a recepcao me dava arrepios e ainda bem q nao fui ver os quartos, pq jah estava lotado. Cruzes! Cansamos de abrir aquele que era nosso guia mais estimado e respeitado e juramos mandar um email falando da sessao TRIVANDRUM - KERALA. Os hoteis recomendados... bom, acho que foi um mendigo que recomendou! Eu duvido que os jornalistas e viajantes do hare hare senhor LONELY PLANET tenham ficado naquilo que eu chamo de MUQUIFO DOS INFERNOS e eles chamaram de MIDRANGE. Podres ao extremo.
O fato eh que desistimos e fomos pra um hotel de verdade, ajeitadinho, com recepcionista, elevador, chave de quarto na recepcao e tudo o mais. Eu fui ver o quarto e desci.. falando p minha irma " Eh aqui...." .
Ainda no quarto, com o amiguinho que subiu p me mostrar tudo eu perguntei, como quem nao quer nada... afinal aquilo era um hotel e tudo que eu perguntasse " TEM!?" ele iria me dizer que sim... neeeeh?! Perguntei entao do banho... agua quente... e tals! Eu nao sei que diabos ele entendeu, mas me apontou as toalhas.. e isso que eu falei SHOWER e nao TOWELS! Anyway... a cena patetica do chuveirinho com a minha propria mao em cima da minha propria cabeca, insinuando um banho, agua... foi mesmo pessima. E ele fez q sim com a cabeca... desconversando logo com um "yes yes.. sure!" Hm... pq desconfiar!? Isso eh um hotel, oras !!!
Minha irma, com um cabide na boca de tanta felicidade por estarmos num lugar limpo, seguras e prontas pra tomar banho q cair na cama era digna de uma foto! Ela virou e largou essa " tu perguntou neh, se tinha agua quente???"! " Ai, claro Caroline... ele me disse que sim!" E ela desconfiou... entao perguntou pro recepcionista.. que tinha um ingles mais convincente. Ele olhou pra gente, como quem diz " Minha filha, esqueceu que esta na India?!" e depois disse "oh, sory sory madam... only morning... 10 oclock!" O QUE? BANHO QUENTE SOH DE MANHA! Nao..a gente quase nao tava suja... e minha irma quis cortar os pulsos e eu quis bater com a cabeca no poco do elevador! Poxa vida... que que custa!! Boiler... aguinha quente!!! Ateh no muquifinho que eu morava em Jaipur, na minha primeira casa, dividindo o banheiro com mais 9 pessoas TINHA AGUA QUENTE! E ali tinha hora marcada pra tomar banho... Aquilo era um hotel ou nao, pombas?!!!

Ligamos a televisao e fomos acompanhar as noticias.... Fazia uns 3 dias que nao sabiamos de nada no mundo ( nao que sempre estivessemos informadas, mas sei lah.. hehehe ) E em todos os canais da tv soh passava uns trens explodidos, umas pessoas carbonizadas e familiares em hospitais. Comecamos a ficar preocupadas, afinal nao conseguimos pegar a noticia desde o comeco em nenhum canal! Finalmente, no cantinho da tela aparece MUMBAI BLASTS... puts! Precisava?!!!! Bom, o caso eh que aconteceu uns atentados em Mumbai, nos trens, em plena luz do dia. Varias pessoas morreram e muitas ficaram feridas. Algumas delas, que nem estavam dentro do trem, foram atingidas com pedacos que foram arremessados por causa da explosao. Nos olhamos apavoradas!!! Ateh que parte dessas informacoes tinham chego no Brasil!? Qual delas foram repassadas pros meus pais e meus amigos?! E eu num barco, no meio do nada... 22 horas, sem telefone, sem internet, sem sem sem... nada!!!! Nosso voo era na manha seguinte... Trivandrum - MUMBAI - MUMBAI - Delhi. E ainda tinhamos a opcao de escolher Chennai...mas nao.. pegamos por Mumbai! Ai Deus...! Era a segunda vez que eu via atentados na India... e a segunda vez que eu estava por perto! Descemos correndo do quarto pro primeiro STD que vimos ( e por mta sorte ele estava exatamente na frente do nosso hotel!) Minha mae atendeu o telefone mto nervosa. Quase nos xingou por termos demorado tanto pra ligar... mas nossa situacao era totalmente : ALIENADAS DO MUNDO! Estavamos tao pro sul, tao sem comunicacao que era impossivel imaginar que nesse meio tempo milhoes de pessoas poderiam estar morrendo em algum trem por ai! Situacao explicada, pais acalmados... Fomos jantar! Riamos das nossas desgracas... a agua quente, o voo de Mumbai, os hoteis, os trens... de tudo! Tah na India eh pra se sujar mesmo!!!

Nenhum comentário: