quarta-feira, julho 19, 2006

Goa

Saimos ás 4 da manha, com o taxi já na porta, nos esperando. Fizemos o check - in no aeroporto e esperamos por 2 horas o embarque para Goa. Duas noites mal dormidas eram visíveis nas nossas caras! Decolamos as 6 e pouquinho e nenhuma das duas sentiu que já estávamos no ar... um tempo depois, já acordadas "Ui, já decolamos?" . Chegamos as 9 : 45 da manhã em Mumbai e o embarque para Goa era ás 11 : 55. E então sentimos aquela vontade imensa de estar no aeroporto indo pra casa, e não pra Goa... porque nosso vôo sairia de Jaipur pra Mumbai e de lá : casinha.... Mas sabíamos que nossa "missão" ali era ir mais pro sul do que pro Norte.

Chegando em Goa... A vista aérea era impressionante! Uma indiana atrás de nós comentou com alguém " Nossa..eu não sabia que Goa era tão verde!" Quase virei pra trás e acrescentei um "AHAM!!!!" Muuuuito verde, coqueiros, praia mesmo! Aterrisamos em Panaji ( Panjin ) - a capital - ás 13 e pegamos um táxi pra um dos hotéis recomendados no Lonely ( hare hare ). Uma fooofuuura. Super limpinho, ajeitadinho... Dormimos boa parte da tarde e resolvemos sair mais tarde pra dar uma reconhecida da vizinhança. Isso se resumiu a achar um cyber café e um lugar pra tomar alguma coisa. O arroz com carne de carneiro do vôo tinha nos enjoado um pouco e resolvemos jantar só líquidos, obrigada! Voltamos pro hotel, tomamos um banho bem quentinho e nos enfiamos embaixo dos cobertores, fingindo estar num inverninho legal da Serra ( fajuto...pq era o A/C se fazendo de minuano caxiense!! )

Na sexta - feira, dia 11, não sabíamos mto o que fazer. Não tínhamos nos informado mto bem a respeito de Goa, mas já que estávamos lááá... Enfim, achamos o mercado da sexta em Mapusa n( pronuncia-se Mápza ) no guia e era isso que íamos fazer. Fomos pra bus stand e pegamos um ônibus pra Mapusa por 8 rupias cada uma. A viagem demorou uns 40 minutos. Descemos na bus stand de lá e nem sabíamos pra onde ir. Entramos em uma loja e perguntamos onde era o mercado.... Justo atrás de onde tínhamos acabado de descer do bus. E então chegamos no Mercado de Mapusa. Como um camelô a céu aberto, banquinhas nas ruas, vendendo de tudo... TUDO MESMO... Peixes no sol, flores, marmelada ( que eles juram que é feito da cana - de -açúcar que SÓ NASCE na Índia!! ) . Foi um festival de cores, cheiros e novidades! Duas mulherzinhas se grudaram em nós e nos seguiram o tempo todo. Repetindo frases do tipo "nossa, que lindas...parecem Barbies" ou forçando a barra com " são estrelas de Bollywood!"
E então elas nos entregaram flores e nos forçaram a visitar a loja delas. De 5 frases, 4 eram " come to my shop, come to my shop!" e como são repetidas no mínimo 3x se tornaram insuportáveis em menos de 10 segundos! Resolvemos ir .. Bom.. a "loja" eram 2 banquinhos na calçada, e uma lona cobrindo um montinho, protegendo as coisas da chuva recém caída por ali. Em menos de 1 minuto já estávamos sentadas, mil cobertas, cobertinhas, cobertores, paninhos e bordados estavam espalhados nos nossos pés e nossos colos. Mostramos nossas carteiras! Estávamos super sem dinheiro e tínhamos adorado tudo o que tinha ali pra vender. Mas depois de uma matemática lógica vimos que não ia dar... E então elas nos venderam dois panos maravilhosos, feitos à mão pela metade do preço, só pelo fato de levar!! E o mochilão véio quase nos 20 kg né! Depois dali, elas nos largaram e então pudemos caminhar sozinhas sem duas indianas nos nossos calcanhares... Mas foi só por 5 minutos. Outra logo nos seguiu e veio atrás.. com a mesma frase clichê da Barbie Teresa. Vê se me erra, pessoa! Que coisa...!
Paramos pra tomar uma água num buteco e não é que ela ficou ali conferindo cada ml que lançavamos pra dentro de nós?!!!! Quase meia hora ali...
E então ela resolveu bater papo...
Pediu onde estava a nossa família e depois de ouvir que viajávamos sozinhas, ela disse nos invejar. Que éramos muito sortudas por poder viajar assim, pq os indianos ( as indianas, ela quis dizer! ) nunca viajam sozinhas, sempre com a família! E pediu nossas idades.. " 20, 24.. e tu?" DEZESSEIS... Ela tinha 16! E o rosto dela não me deixava pensar que ela tinha menos de 30, juro!! Cara de triste, de sofrimento, de sol, de ..de velhice.... e só com 16 anos. Casada, trabalhando num lugar que ela odiava ( o Mercado de Mapusa ) pq se ficasse em casa, brigava com o marido desempregado. E saia ás 6. E voltava ás 00:00. E tinha que cozinhar. E nos obrigou a ver a loja dela tb. O caso é que.. gente.. NÃO TEM MAIS DINHEIRO!!!! Não tínhamos como comprar nada, nem por gostar, nem por caridade! Simplesmente : Sem chances de negociação. E fomos assim mesmo ver o muquifinho, digo, lojinha, dela. Ela abriu mil bordados, cobertores e panos e falamos : " No money, no money!" E então vem toda aquela amizade né.." ah, me diz o nome do teu hotel, que eu vou lá com vocês, pegar o dinheiro!" Filhinha...acho que não né.. "Ah, vamos no ATM sacar dinheiro!" Filhinha...não. "Então voltem amanhã!" ISSO, ISSO MESMO! AMANHÃ! Era a nossa chance de nos livrarmos daquela situação super inconveniente e desconfortável e então dissemos que sim, que Mapusa estava nos nossos planos de sábado. E ela disse, estendendo a mão " Promisse? " Puts... PROMESSA?! Q isso, meu bem?! " Ah, pq todos prometem, mas ninguém volta.. todo mundo diz a mesma coisa, mas ninguém volta, e vocês prometeram, né?" E nisso o meu mundo parou! De pena e raiva... Por ela ter enchido os olhos de lágrimas e ser mais verdadeiro que eu chorando ( porra..e olha que eu choro hein!? ) E ter feito aquela cena... e eu não saber onde me enfiar por ter apertado a mão dela, prometendo uma coisa que eu sabia que não iria cumprir, só pra me livrar da situação. Bad karma... bad karma!!! Meio chateadas catamos um lugar pra trocar dinheiro ( putz, e foi difícil hein?! ). Milhões de adesivos WESTERN UNION pela cidade e quando entrávamos no lugar "hm... no no.. no possible!" Então me explica pq cargas d´agua vocês tem adesivo da Western! Tão colecionando, pombas?!!!! Brigamos em no mínimo 3 lugares..
Voltamos pra Panjin e caminhando, na rua, simplesmente uma super chuva se armou. Torrencial , do tipo " hey girls!" , ela veio e se foi! Essa é a gracinha das monções.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso mesmo. Todos os " goans", qdo voce fala que volta amanhã falam "promise"? Eu fiquei 1 mes em Goa em pelo fevereiro e é simplesmente sensacional!Tem cada disco, com as últimas e melhores mísicas que tocam in London !